Senna é homenageado em São Paulo

Senna é homenageado em São Paulo

11 de novembro de 2019 0 Por William Lima

Senna sempre foi um piloto acima da média, não apenas para os fãs, mas também para seus concorrentes, como Alan Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet, foi homenageado na tarde de ontem em São Paulo as vésperas do GP Brasil 2019.

Acordar aos domingos de manhã nem sempre era uma tarefa prazerosa, mas na década de 1980 e início da de 1990, acordar cedo aos domingos para assistir a Formula 1, com grandes nomes disputando cada curva das corridas, era simplesmente maravilhoso.

Durante 10 anos de sua trajetória na Formula 1 (1984-1994), Ayrton Senna, se destacou pela sua vontade de vencer, desde as primeiras corridas, tendo quase vencido sua primeira prova em Mônaco, pista que depois se consagrou como mister Mônaco, por vencer 5 vezes no circuito.

Na tarde de ontem, 11 de outubro, a patrocinadora da Formula 1, Heineken, preparou um evento para apresentar os carros lendários do piloto brasileiro, além de carros atuais, para delírio dos fãs que se espremeram na avenida Pedro Álvares Cabral, a frente do obelisco do Ibirapuera.

Formula 1 nas ruas de São Paulo

O evento contou com a presença dos pilotos brasileiros, Emerson Fittipaldi, bi campeão de F1, Felipe Massa, Vice-campeão em 2008 e o piloto estreante nas pistas europeias, Caio Collet. Além deles o evento contou com a presença de Esteban Gutierrez, piloto de teste da Mercedez F1.

Mercedes W09 com Esteban Gutierrez
Foto: William Lima

Na pista pudemos acompanhar quatro carros de Formula 1, sendo a Tolleman 1984, que Ayrton Senna usou em sua estreia na F1, a Lotus Renaul 97T, usada em sua primeira vitória no circuito de Estoril, Portugal.

Caio Collet a bordo do Lotus Renault
Foto: William Lima

Além desses carros históricos, tivemos a presença da Lotus Renault, da temporada de 2012, com os motores V10 e a Mercedes 2018, V6 turbo, de Lewis Hamilton.

O público presente pode matar a saudade dos carros clássicos da F1, nas mãos de Emerson Fittipaldi, a bordo da Lotus 97T, que fez passagens pelas ruas paulistas, que durante a semana ficam paradas, mas dessa vez ele pode matar a saudade do público a 120 km/h em suas passagens.

Felipe Massa ficou incumbido de levar a Tolleman as ruas, mas o carro apresentou problemas para segurar a rotação e morreu nas duas tentativas de passagem, mas mesmo assim, pudemos conferir um pouco do ronco dos carros de 1980 na pista.

Felipe, ao fim das voltas de Emerson Fittipaldi, pediu gentilmente ao mecânicos que cuidam do carro, a oportunidade de fazer uma volta e prontamente foi atendido pelo mecânico chefe, liberando o carro para sua passagem na pista paulista.

Emerson Fittipaldi a bordo do Lotus 97T
Foto: William Lima

Os dois carros modernos ficaram a cargo dos pilotos Caio Collet e Esteban Gutierrez, que pilotaram a Lotus Renault E20 e a Mercedes W09, respecitvamente. O que mais impressionou o público foi o ronco dos motores V10, da Lotus, que no fim da reta, tirou gritos e aplausos do público ao fazer zerinhos.

Felipe Massa fazendo sua passagem com o Lotus 97T, que deu a vitória a Senna em 1985
Foto: William Lima

Homenagens também no céu

Mas o dia de homenagens não ficou apenas na pista, ao fim do evento, fomos avisados que mais homenagens ocorreriam em São Paulo e sim nos céus da cidade. Tão logo os drones no evento desceram, fomos avisados da passagem de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), com um trio de aviões Super Tucanos da EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), carinhosamente chamada de esquadrilha da fumaça.

Os 3 aviões vieram de Pirassununga, especialmente para o evento e fizeram duas passagens, executando manobras e soltando fumaça em homenagem ao tri-campeão de F1, que em duas oportunidades, pode fazer voos em aviões da FAB, um F5 e um Mirage III.

Nosso piloto ainda merece todas as homenagens desse povo que aprendeu a amar a Formula 1 durante sua trajetória encerrada tão cedo nas pistas.

#ObrigadoSenna

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