Passat GTS Pointer

Passat GTS Pointer

9 de abril de 2020 4 Por William Lima

Passat GTS Pointer foi fabricado entre 1985 e 1988/89 em quinze cores diferentes e marcando sua história entre os apaixonados. Mas qual é a cor mais bonita?

Ao longo da sua história de produção no Brasil, o Passat passou por poucas mudanças de carroceria, mantendo seu design original, desde seu lançamento em 1974 no Brasil.

Passat 1974, lançamento no Brasil
Imagem da Internet

Ao longo dos anos algumas modificações foram feitas em virtude de modelos diferentes, ganhando também suas versões esportivas, trazendo nelas detalhes que aumentam o interesse do seu público em ter um desses modelos em sua garagem.

Passat TS

O primeiro esportivo do modelo foi o Passat TS, lançado no Brasil em 1976, com faixas pretas, adoção do console central com mostradores de temperatura de óleo, voltagem da bateria e vacuômetro, logo ganhou fãs por apresentar mais esportividade ao mercado.

Mas como todo carro esportivo, o que chama mais atenção é sua cor, com um grau de esportividade, mas que é vista entre os apaixonados pelo modelo, como um ítem importante na hora da escolha.

O Passat TS atravessou os anos mudando alguns detalhes de carroceria, como a adoção dos faróis duplos dianteiros entre 1978 e 1979 e posteriormente, adotou o farol de lente única, com um grande farol a frente do carro, mas sem abandonar os detalhes de design, como as características faixas pretas laterais. Apenas mudando de posição conforme o ano de fabricação.

Passat GTS

Mas em 1983, com a adoção da sigla GTS (Grand Turism Sport) pela Volkswagen, houve um grande salto não apenas na aparência, mas sim no grau de esportividade, pela adoção do motor 1.6 S, mais esportivo, com um comando de válvulas no motor, que entregavam mais desempenho ao modelo.

Passat GTS 1983
Imagem da Internet

Esse modelo foi fabricado entre 1983 e 1985, quando a Volkswagen, resolve adotar um sufixo ao nome, diferenciando o produto Passat, de seu principal rival no momento, mas ainda dentro da garagem Volks, o recém lançado Gol GT, que trazia dentro do cofre o renomado AP 800S, com comando de válvulas 49G.

GTS Pointer

Dessa forma nascia ai o Passat GTS Pointer. Um carro completamente novo, mas mantendo as linhas do mesmo Passat lançado em 1974, mas com a cara dos anos 1980. Manteve no modelo a mudança feita em 1983, a adoção dos 4 faróis quadrados na frente e o incremento do para-choque envolvente.

Passat GTS
Passat GTS Pointer
Foto: William Lima

Foi um salto de qualidade na fabricação, mas ainda assim, a grande diferença entre os demais modelos do Passat na linha de montagem da VW na via Anchieta, foi o uso de cores bastante incomuns entre as montadoras concorrentes.

Apenas para citar algumas dessas cores, temos o consagrado vermelho Tornado, que saiu apenas nos últimos anos de fabricação. Vermelho Royal, que foi usada praticamente durante toda a vida do GTS Pointer.

Passat dos sonhos
Passat GTS Pointer

Entre as cores de maior sucesso no modelo estão: Preto ônix, usado entre 1986 e 1988. A cor prata, descontando suas variantes, permaneceram em linha desde o lançamento do GTS Pointer, mesmo não sendo uma prática comum no mercado nos anos 1980, o prata ganhava notoriedade entre os esportivos.

Outra cor que chamou muita a atenção dos apaixonados por passat nos anos 80, foio o vermelho Fênix. Uma cor metálica que foi usada não apenas no GTS Pointer, mas também foi aplicada na linha do Passat LSE, até mesmo os modelos de exportação para o Iraque, ganhou muitos apaixonados. Por se tratar de uma cor metálica ela muda de cor conforme a luz do sol, tornando a cor do carro variável conforme a luz.

Passat Vermelho Fênix
Foto: William Lima

Mas acredito que a cor que mais marcou a vida desse esportivo nos anos 1980 e até hoje tem muitos adeptos é o vermelho Tornado, pois ela classifica o modelo como um esportivo de raça, tornando esse modelo cada vez mais raro de encontrar em boas condições.

Vermelho Tornado
Passat GTS Pointer vermelho tornado

Mas sem dúvidas a mais rara de se ver é amarelo, pois o uso de amarelo nos anos 1980, era usado pelos táxis no Rio de Janeiro, impossibilitando seu uso em carros esportivos, por mais que essa cor, carregue em seu DNA, certo ar de esportividade herdado dos super esportivos italianos.

Dessa forma as cores utilizadas no Passat GTS Pointer foram:

Ano de fabricaçãoCorModelo fabricadoCódigo da cor
Linha 1985CorModeloCódigo
Branco PainaSpecial / Village / Pointer21
Cinza Plus (metálica)Special / Village / Pointer99
Cinza Prata (metálica)Village / Pointer93
Verde Cristalino (metálica)Village / Pointer87
Vermelho RoyalVillage / Pointer35
Preto EspecialSpecial / Village / Pointer203
Linha 1986
Cinza Plus (metálica)Special / Village / Pointer 99
Cinza Prata (metálica)Special / Village / LSE “Iraque” / Pointer93
Preto EspecialSpecial / Village / Pointer75
Preto Ônix (metálica)Village / Pointer97
Vermelho Fênix (metálica)Village / LSE “Iraque” / Pointer94
Vermelho RoyalPointer35
Linha 1987
Cinza Atlas (metálica)Village / Pointer89
Cinza Prata (metálica)Village / LSE “Iraque” / Flash / Pointer93
Preto EspecialVillage / Pointer75
Preto Ônix (metálica)Village / Pointer97
Verde Esmeralda (metálica)Village / Pointer90
Vermelho Fênix (metálica)Village / LSE “Iraque” / Pointer94
Vermelho RoyalFlash / Pointer35
Linha 1988
Branco AlpinoVillage / Pointer71
Cinza Atlas (metálica)Village / Pointer89
Preto EspecialVillage / Pointer275
Preto Ônix (metálica)Village / Pointer97
Linha 1989
Branco StarVillage / Pointer11
Prata Cristal (metálica)Village / Pointer81
Preto EspecialVillage / Pointer275
Preto Ônix (metálica)Village / Pointer97
Verde Jade (perolizada)Pointer151
Vermelho Fênix (metálica)Pointer94
Vermelho TornadoPointer76
Tabela de cores Passat GTS Pointer

E apesar de uma gama de cores muito coerentes com o modelo, uma em especial não chegou até sua lataria, pois em 1989 surgiria no mercado nacional o Gol GTi, que já abordamos aqui nessa matéria que comemora seus 30 anos . Naquele ano ele seria lançado na cor azul mônaco, dando origem a diversas histórias que um projeto do Passat GTI, também seria lançado no mesmo ano, mas já contamos essa história aqui no blog.

Até aproveitamos para desenvolver um estudo de como ele ficaria caso tivesse sido lançado naquele ano. Obviamente não agrada a todos, mas é apenas um estudo fotográfico de uma versão que virou lenda.

Passat GTi
Passat GTi, um lançamento que nunca existiu

O mais importante não é a cor de seu Passat, mas sim o quanto ele te deixa feliz quando você roda dentro dele. Para quem ama carros e principalmente os modelos clássicos, ao qual o Passat se tornou, a cor é um detalhe importante, mas não apenas o único detalhe.

Gostou? Compartilhe com os amigos essa matéria.