Veja 3 dicas de manutenção na  quarentena

Veja 3 dicas de manutenção na quarentena

26 de maio de 2020 0 Por William Lima

Não é porque estamos em meio a uma quarentena desde março de 2020, que vamos deixar de lado a manutenção do seu carro. O motivo dessa quarentena é de saúde pública, mas não podemos esquecer da saúde dos nossos artiguinhos. Um carro antigo, pode não parecer, precisa de mais manutenção parado do que andando.

Mesmo em meio a quarentena, nossos carrinhos antigos, precisam de uma manutenção cuidadosa. Seja uma verificação de lubrificantes, água do sistema de arrefecimento ou mesmo partes mecânicas, que, para quem não sabe, se ficarem paradas muito tempo, podem apresentar defeito, mesmo sem serem utilizadas.

Manutenção El Passaton
O mecânico Anderson, do centro Automotivo Aliança, dando aquele trato no Passat

Quem possui um carro antigo, e antigo são carros com mais de 20 anos, segundo o DETRAN, sabe que esse carros ficam parados por 15, 20 ou até 40 dias seguidos, caso esse não seja um carro de uso, mas de certa forma, os carros antigos são os xodós de seus donos e por isso, ficam tanto tempo esperando uma oportunidade de saírem.

Passat em manutenção
El Passaton na mesa de operação

Exatamente por ficarem muito tempo parados, necessitam de uma manutenção mais delicada, pois, muitas vezes os fluídos, devem ser trocados ou verificados com mais constância. Os fluídos de freio, em especial, são hidroscópico, ou seja, tem a capacidade de reter a umidade do ar, ocasionando corrosão no sistema de freios, nos seus dutos e sistemas de acionamento.

Bomba para troca de fluídos de freio
Tivemos de trocar não apenas as peças, mas também substituímos os fluídos de freio

Foi o que aconteceu com meu Passat Pointer, o El Passaton. E que necessitou de uma manutenção mais pesada e delicada, para que ele pudesse voltar a rodar com segurança, já que em meio a pandemia, as ruas estão mais vazias, dando mais segurança para rodar com calma pela cidade de São Paulo.

Discos de freio com problema
Troca dos discos de Freio

Não foi diferente com meu carro, pelo fato de ficar boa parte do tempo em “quarentena”, ele acumulou ferrugem nos dutos de freio, que acabaram por não dar retorno no fluído de freio, ocasionando travamento da pinça dianteira direita. Saldo disso, uma troca de sistemas de flexíveis de freios dianteiros, cilindro mestre, discos de freios, pastilhas de freio e fluído de freio novos.

Centro automotivo aliança
Centro automotivo Aliança – Osasco

Como eu descobri? Bem, pra essa manutenção recorri a uma oficina mesmo. A Auto Center Aliança, na cidade de Osasco. Eu já levo meus carros lá há mais de 25 anos e não seria diferente com o El Passaton. Em contato com o proprietário, Toshio e seu mecânico, Anderson, constataram o defeito e trocaram rapidamente, com um trabalho limpo e bem feito.

Gerou um pequeno custo sim, mas ao menos, dessa vez, consegui além de resolver o problema de freio, descobri uma vibração incômoda que sentia ao dirigir o carro acima de 80 km/h. Era a roda dianteira direita, que estava com a pinça travada, gerando um arrasto e consequentemente uma vibração em velocidades mais elevadas.

Veja 3 dicas de manutenção para seu carro antigo

Portanto, se você deixar seu carro em quarentena automotiva por muito tempo, deve sempre verificar alguns itens antes mesmo de dar partida no carro para fazer seu passeio. Lembre-se, carro parado por muito tempo, requer mais cuidado antes de sair de casa, afinal, ninguém gosta de ficar a pé na estrada.

Dica 1 – Bateria

Verifique os polos da bateria com frequência a fim de descobrir acúmulo de zinabre. Ele ocorre por reação química do ácido presente na bateria em contato com o ar, gerando uma oxidação, caso os polos da bateria tenham uma folga excessiva dos cabos de ligação. O resultado disso? Bem, falhas ao tentar ligar o carro e perda da energia da bateria, mesmo com o carro parado por muitos dias.

Bateria
Verifique sempre os pólos da bateria

Vale ressaltar que é sempre importante, caso o carro fique parado muitos dias, desconectar o polo negativo da bateria, para que ela não descarregue rapidamente. Isso acontece principalmente em períodos do ano em que a temperatura diminui muito, como no caso do inverno, fazendo a bateria diminuir muito sua capacidade de guardar energia, perdendo-a em contato com o ar mais úmido, perdendo a carga.

Dica 2 – Óleo do motor

E é óbvio sempre verificar o óleo do motor, afinal, ele é a parte mais importante do carro e mais cara, caso haja alguma problema, então, não custa gastar 5 minutos para verificar o nível, sua viscosidade e principalmente, respeitar o tipo de óleo usado em cada motor.

verificação de óleo
Imagem da internet – Verifique sempre o nível de óleo

Dica 3 – Fluído de freio

A qualidade do fluído de freios é fundamental para sua segurança, como mencionei acima, eles tem a capacidade de reter umidade do ar, com muita facilidade. Além dessa manutenção básica, vale lembrar que é importante verificar a bateria, afinal, ela é que faz parte da sua felicidade ao rodar. Se a saúde dela estiver comprometida, o passeio de domingo não vai acontecer.

Verifique o óleo de freio
Verifique sempre o óleo de freio.

Depois de gastar esse tempo consertando o Passat, hora de botar ele pra rodar e curtir a cidade mais vazia, para poder passear a vontade.

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