Passats coloridos e a alegria nas ruas

Passats coloridos e a alegria nas ruas

14 de outubro de 2019 0 Por William Lima

Cores do Passat – Descubra quais as cores do seu Passat e como encontrar o código correto em uma tabela de cores dos anos e modelos de seu Passat disponível na internet.

Todo amante de Passat tem em sua memória o modelo e a cor preferida, que muito provavelmente remete a um período bom de sua história. E é bem provável, que essa cor seja muito chamativa e alegre, afinal de contas, os anos 1970 e 1980, foram períodos em que as montadoras abusaram das cores em suas produções. As ruas eram muito mais coloridas do que atualmente, mas que tal conhecer um pouco mais sobre cores.

Volkswagen mesmo no lançamento do Passat no Brasil, tinha em sua gama de cores o amarelo safari no modelo L e LS, além do azul caiçara, verde hippie e vermelho Rubi, todas essas cores aplicadas nesse modelo de entrada, colorindo as ruas da cidade.

Já nos anos 1980 a Volks adota uma nova postura com o uso de cores, trocando as cores mais sólidas e passando a adotar o uso de cores metálicas em sua linha Passat, dessa forma, passamos por um a transformação não apenas no modelo e sim na forma como as montadoras passam a ver o mercado brasileiro, apostando no requinte no uso de cores metalizadas para o público consumidor.

Os anos 1980 também é o ano de muitas transformações sociais, políticas e econômicas, não apenas no Brasil, mas no mundo todo, com grande avanço da tecnologia, criando junto as montadoras, uma busca por olhar para o futuro, tentando imaginar como seria o mercado consumidor de carros nos anos 2000, imaginando cada vez mais tecnologia embarcada, mas apostando também em paleta de cores que tivessem essa característica de requinte e futuro impregnados na tinta de seus carros.

Já fim dos anos 1980, exatamente em 1988, no salão do automóvel, é apresentado ao público o Gol GTi, que trazia uma única cor em sua linha, o azul mônaco, cor essa que nunca foi usada no Passat, pois no fim daquele ano encerraria sua produção. Essa cor foi usada apenas nesse modelo da Volkswagen.

A cor remetia ao mesmo tempo exportividade, luxo e requinte, contrariando as cores mais usadas em carros esportivos nos anos 1980 e 1990, como o vermelho, amarelo e preto, cores mais comuns no segmento de esportivos nacionais.

Já que falamos de cores, como saber se a cor de seu Passat está correta? Aqui vai a nossa dica, basta acessa essa tabela, que está disponível na Home Page do Passat, talvez o site com mais histórias de Passat que conheço, com diversos toque técnicos.

Acredito que os anos 2000 finalizaram as cores nas ruas, uma vez que as montadoras, ao perceberem que o uso de cores metálicas, e em geral, com uma tonalidade apenas, no caso o cinza, passaram a agradar a toda a gama de consumidores, gerando um único tom de cor na ruas. A desculpa para isso pode ser duas, a redução no custo de produção, afinal não precisa trocar a cor do maquinário, gerando menos desgaste de insumos e, uma leve alusão ao futuro, gerado pela cor.

Para o consumidor há uma única resposta, o cinza prata aparece menos sujeira, menos riscos e é mais prático, mas convenhamos, é muito sem graça.

Brasilia customizada pelo seu dono
Foto: William Lima

Queremos cores de novos nas ruas. Por isso voltamos a rodar com nossos carros antigos aos domingos.

Gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.