Batmóvel contra o crime. Lincoln Futura e sua versão para a série de TV

Batmóvel contra o crime. Lincoln Futura e sua versão para a série de TV

10 de outubro de 2019 0 Por William Lima

O Batman completa 80 anos de existência e conta com uma exposição em São Paulo, que entre outras coisas, apresenta dois carros clássicos da série de 1966 ao público convertidos em Batmóvel.

Desde sua criação nos quadrinhos, Bill Finger e Bob Kane, em 1939 na revista DC Comics, Batman o herói vivido por Bruce Wayne, milionário americano que vive em Gotham, sempre buscou a luta contra o crime e a vingança da morte de seus pais, quando ainda era garoto. O milionário nunca mediu esforços nem dinheiro para desenvolver todo tipo de tecnologia para sua luta, entre elas está o Batmóvel.

Capa da Dective Comics com Batman
Batman DC Comics

O veículo teve sua aparição ainda nos quadrinhos da DC baseado em um sedã simples, caracterizado para o personagem e que levava a frente do carro o simbolo do homem morcego. Somente em 1966, com a criação da Série de TV, vivida por Adam West e Burt Ward, é que o modelo ficou realmente mais conhecido. Baseado em um Lincoln Futura ano 1955, o artista Georges Barris (1925-2015) usou suas linhas futuristas, inspiradas em espaçonaves, para dar forma ao Batmóvel clássico da TV.

Batmóvel
Foto: Imagem da web

Lincoln Futura

O Futura nasceu de uma ideia de Bill Schmidt, estilista-chefe da Lincoln-Mercury de 1945 a 1955. Este carro fez muito sucesso nas apresentações em que participou durante os anos 1950 e, como não mais interessava à Ford, teria sido repassado a Barris por apenas um simbólico mísero dólar. Para a montadora era só mais uma sucata ocupando espaço.

Lincoln Futura 1955
Foto: Imagem da web

Barris era um excelente artesão na construção de carros para cinema e televisão e foi ele que deu vida ao carro mais famoso da TV, entre outros modelos usados em séries. Ele redesenhou as formas originais e implementou alguns detalhes como; santo-antônio, para-quedas de frenagem, um telefone, mísseis e uma turbina de avião, para impulsionar o bólido por Gotham.

Ao todo foram construídos 3 exemplares para a série e ao menos 1 deles correu o mundo em festivais, para exibição aos fãs do homem morcego, que tem o carro como um ícone do herói

Em 2013 um dos exemplares que apareciam na série, foi arrematado em um leilão por US$ 3,47 milhões, no Estado do Arizona e foi utilizado no primeiro ano da série na TV.

Posteriormente outros modelos foram desenvolvidos para o homem morcego no cinema, não mais baseados em modelos existentes, mas desenvolvidos especialmente para as filmagens, deixando os fãs enlouquecidos com suas capacidades.

Na exposição Batman 80, que acontece em São Paulo, no memorial da América Latina, zona oeste conta com dois exemplares de colecionadores, sendo um aqui do Brasil, que roda eventualmente pela cidade e um oficial trazido pela curadoria do evento.

Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.