Passat queimando na pista
5 de novembro de 2019Sabe aquela paixão que carrega desde a infância? Sim, ela tem nome e chama-se passat. Foi tão intensa que Alisson, proprietário do seu primeiro passat, quase viu seu amor queimar em minutos.
Essa é a história de Alisson Morong, 42 anos, morador de Florianópolis e proprietário de um Passat Special, que adquiriu em maio de 2019. Ele nos contou que é o segundo dono do carro, que veio de uma cidade vizinha a Floripa, Guabiruba próximo a Blumenau.
Alisson nos contou que o carro mesmo sendo de um único dono, acabou sendo judiado um pouco no uso, com alguns pequenos reparos na lataria, feitas por profissionais não qualificados. Mas a estrutura do carro está impecável, garantindo integralidade e segurança no carro.
Toda a tapeçaria está zero, sendo original do carro, que mesmo após 30 anos de uso, ainda estão inteiros. O modelo Special é um dos mais simples da linha Passat, com poucos recursos de conforto, mas garante mesmo assim, qualidade nas peças internas.
A chegada do Passat em casa, como todo bom passateiro já sabe, pode ser encarada com bons ou maus olhos, mas mesmo que nossas parceiras ainda achem estranho essa paixão, ele conseguiu uma ajuda essencial para colocar o carro na garagem. Sua filha, que também se tornou uma passateira, faz questão de ir para aula de natação a bordo do passat duas vezes na semana.
Alisson é funcionário público em Florianópolis, mas antes foi empreendedor na área de terraplanagem junto com o pai, mas teve suas atividades encerradas por conta da situação financeira do Brasil e está na área pública desde 2004.
Passat fogueteiro
Porém, no dia 3 de outubro passado, um susto grande acometeu seu xodó durante a volta da aula de natação da filha. Durante o trajeto, o carro pegou fogo, por conta de uma adaptação feita no sistema de combustível, com material de baixa qualidade.
A ajuda foi imediata, populares avisaram Alisson do incêndio no cofre do motor a tempo de ser combatido pelo dono do carro, com o extintor presente no modelo, mas mesmo assim não conseguiu debelar as chamas rapidamente. A salvação veio por meio de funcionários de uma auto escola próxima, que levaram os extintores para apagar as chamas.
O saldo desse incêndio foi um capô danificado, sistema de injeção de combustível e chicote elétrico do cofre do motor, que necessitavam de troca. Porém, ao relatar o fato no Clube do Passat, grupo no facebook, muitos amigos se solidarizaram com o fato e doaram peças de reposição para Alisson, que está fazendo a manutenção do carro.
Mas durante nossa entrevista, descobrimos que Alisson não tem apenas o Passat como paixão e também faz customização de modelos em escala. Em uma outra coluna, falamos sobre a coleção de miniaturas, leia aqui. Ele faz uso de suas horas vagas para customizar pequenos modelos e mostra sua arte em sua página no facebook.
Paixão é uma coisa que não se explica, mas cuidar dessa paixão, que fica com você por anos e anos, que fazemos questão de mostrar a todos nossos amigos. Algumas dessas paixões vem da infância, como nos contou Alisson, que durante a entrevista, fez uma passagem na memória que partilhamos com todos vocês.
“Quando criança, andava no Passat de meu avô, nessa semana cheguei em casa acendo um cigarrinho, pego a chave do Passat, sento no carro, respiro fundo, sinto aquele cheiro de passat e fecho os olhos, volto naquele tempo de infância. Não tem como explicar isso pra ninguém, só quem viveu sabe”
Alisson Morong
Realmente, paixão é paixão e ponto.
Curtiu? Compartilhe com seus amigos e comente.
Muito bacana o relato. E realmente de alguma forma a galera do clube se solidarizou com ele, seja ajudando com peças ou mandando uma msg.
A parte mais legal de um passateiro é exatamente esse espírito de ajuda e o resultado é que o carro dele logo estará andando.
Valeu amigon