GOLLLL! Uma paixão nacional!
26 de setembro de 2019O Volkswagen Gol definitivamente é um dos carros mais amados do país. Seu lançamento foi feito pela Volkswagen Brasil em 1980 e ainda segue em linha, com atualizações e modernizações.
Lançado em 8 de maio de 1980 o VW Gol foi desenvolvido pela VW Brasil a revelia da matriz alemã, que não tinha planos de lançamento de seu irmão maior, o Golf, no mercado nacional, pois o custo de produção, à época, inviabilizava o projeto.
A partir disso a VW Brasil se viu obrigada a lançar um modelo, seguindo as necessidades de projeto para o mercado brasileiro, que demandava por um modelo barato, resistente, econômico com capacidade de levar 5 passageiros e bagagem. Mas além disso, que tivesse profunda ligação emocional em um país que a paixão nacional é o futebol.
O primeiro modelo foi fabricado usando-se o que VW tinha de melhor em sua linha. Você pensou no motor com arrefecimento a água do Passat, não foi dessa vez, em vez disso, a VW Brasil usou o consagrado motor refrigerado a ar, com 1300 cm³, com 47 cv de potência ( uma variação do motor usado no Fusca) e câmbio de 4 marchas.
Suas linhas eram de um Hatch Back, muito similar ao Golf europeu, mas com soluções adaptadas ao Brasil, com um custo de engenharia menor, para a época.
Esse modelo foi montado até 1981, quando passou a usar a motorização, ainda a ar, porém com 1600 cm³ , mas com um incremento de potência, que davam ao modelo um pouco mais de fôlego para vencer os terrenos brasileiros, 67 cv.
Já em 1984, com o lançamento do primeiro esportivo do modelo, o Gol GT, que contava com motor 1.8 herdado do Passat GTS, houve a primeira grande mudança estética no modelo, adotando faróis mais largos e nova grade frontal, além de contar com detalhes que os esportivos da época ainda não tinham, os famosos bancos Recaro.
Já no fim dos anos 1980 a Volkswagen lança no mercado nacional seu primeiro modelo a adotar injeção eletrônica, o Gol GTi, com inovações tecnológicas e rapidamente virou objeto de desejo de 11 entre 10 jovens brasileiros que amam carros
Já no meio dos anos 1990 o Gol passa por uma grande reestilização, adotando linhas mais arredondadas, seguindo os conceitos de design que avançam pelos anos 2000, mudando suas características e deixando o ar quadrado de lado, mas ainda mantendo a briga pela liderança do mercado nacional de carros pequenos.
Desde os anos 2000 o Gol vem passando por mudanças, tentando alinhar-se com os modelos concorrentes, advindos de mercados europeus e asiáticos, ganhando fôlego para brigar em preço e qualidade técnica e, ao que parece, não há planos para o modelo ser tirado de catálogo pela fabricante alemã.
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Se você tem um Gol e quer mostrar ele pra gente, entre em contato e faremos uma matéria com seu carro.