Passat GTi. O arquivo X da Volkswagen

Passat GTi. O arquivo X da Volkswagen

16 de outubro de 2019 7 Por William Lima

Passat GTi existe e seria lançado em 1989, juntamente com o Gol GTi, herdando sua injeção eletrônica e o poderoso motor 2.0 de 120 cv como atualização do modelo.

O Passat B1, primeiro modelo lançado no Brasil em 1974, ficou por 14 anos na linha de montagem da Volkswagen do Brasil, mantendo a carroceria original até o fim de sua produção em 1988, com seu último modelo GTS Pointer, já com ano de fabricação 1989. Esse modelo, um dos mais bonitos e mais procurados por colecionadores, que podem investir até R$ 200mil.

No mesmo ano de encerramento de sua produção, estrearia o aclamado Gol GTi, que trazia em seu lançamento não apenas a beleza de um esportivo digo, como também exibia sua exclusiva cor Azul Mônaco no primeiros anos de produção, além da nova tecnologia de injeção eletrônica, dando início aos novos tempos que os anos 1990 trariam a indústria brasileira.

Passat GTI e cabeça de bacalhau

Mas ainda restava saber, se de fato o Passat seria encerrado, já que os rumores ao longo do ano foram de que, ele manteria-se em linha de produção ainda, pois o número de interessados e sua reputação ainda eram altas. Porém, no início do ano de 1985, foi lançado no mercado brasileiro o Santana CD, que gradativamente substituiria o Passat ao longo dos anos, porém isso não se provou verdadeiro.

O Santana nacional, nada mais era do que a segunda geração do Passat na Europa, que mudou sua carroceria já em 1980, mas a Volks Brasil, decidiu não atualizar a linha do Passat aqui, lançando o modelo apenas em 1985, rebatizado de Santana, dando um upgrade no segmento e ofertando como um produto mais requintado.

Passat GTi Pointer
Arte: Saymon Machado
Fonte: HP do Passat

Em meio a tudo isso, ficou a dúvida de fato a Volkswagen tinha projetos de manter o Passat na linha com uma remodelação para herdar de fato o motor e o conceito do Gol GTi?
Aparentemente, muitas pessoas juram que sim, pois ainda há nas redes a grande discussão de que a ALA 50, conhecida por guardar segredos de lançamentos de novos modelos, teria desenvolvido 10 Passats GTi e teria dado de presente aos diretores da Volks no Brasil.

De concreto não há nenhum registro desse carro. Nem mesmo fotos em preto e branco, que é comum nesses lançamentos, ainda mais no fim dos anos 1980, que as câmeras digitais ainda não eram tão populares. Mas a lenda persiste, pois em alguns grupos de discussão, em redes sociais vemos o relato de pessoas que viram tal exemplar, há não tão pouco tempo assim, rodando pelas ruas de São Paulo. Mas até hoje foram apenas histórias e algumas pessoas que dizem ter visto em microfilme, fotos do modelo, mas sem uma comprovação.

Outros GTi´s rodando por ai

De fato a transformação de um modelo de linha em modelos exclusivos não é tão incomum, pois o Studio By Deni, chegou a fazer duas versões de GTi, na Parati e na Saveiro, para clientes exclusivos que pediram nos modelos fabricados nos anos 1990, que fizeram o pedido, mas mesmo assim, ainda não há relatos que o Deni tenha feito algum Passat assim.

Hoje tal modificação seria até muito possível, dado o grande número de customizadores de carros no mercado, mas muito mais pela oferta de sistemas de injeção eletrônicas disponíveis, facilitando em muito o desenvolvimento de um projeto assim.

De verdadeiro, apenas um protótipo, desenvolvido pela Volks alemã, em 1977, com partes do Golf e do Scirocco, em um Passat GTi, apenas como conceito e já abordamos esse assunto em outra coluna semanas atrás. Confira aqui

Passat GTi
Arte: William Lima

Passados quase 30 anos do encerramento da produção do Passat, a lenda da existência do Passat GTi persiste, gerando discussões longas e muitas vezes acaloradas, mas mantém viva a memória desse modelo que tantos donos amam e desejam até hoje.

E você, acredita mesmo que existe o Passat GTi? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.