Passat de Volta para o Futuro?
3 de outubro de 2019O DeLorean DMC 12 ficou mais conhecido no mundo automotivo após sua aparição no filme De Volta para o Futuro, de 1985, estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, dirigido por Robert Zemeckis. E no Brasil encontramos um Passat transformado para o modelo do filme
O DeLorean DMC 12, um ícone no cinema americano e um carro desejado por 11 entre 10 apaixonados por carro, também teve sua estreia em terras brasileiras. Só que aqui, em virtude das adaptações, não pode ser usado o modelo original e sim um Passat adaptado do filme.
O DeLorean foi um modelo idealizado pelo engenheiro americano, John Delorean, que trabalhou por muitos anos na indústria automobilística americana, na cidade de Detroit e entre seus projetos, estão Pontiac GTO, em 1964 e filho de um operário de fundição da Ford, chegou ao cargo de engenheiro chefe da General Motors Company. Como se vê, ele respira carros desde que nasceu.
DeLorean o carro do futuro
Então em 1973, DeLorean foi promovido para vice-presidente das divisões de automóveis e caminhões da General Motors americana. Ele foi indicado para ser o próximo presidente da GM, mas devido a constantes desavenças com a administração da GM, ele saiu da empresa.
Livre das amarras da GM, John DeLorean se viu livre para iniciar seu novo projeto, DeLorean DMC 12 e com US$ 500 mil de investidores amigos, partiu para Belfast na Irlanda e deu início a criação do novo modelo. Contou com a ajuda de Colin Chapman, da Lotus, no desenvolvimento do carro e de Giorgetto Giujaro, Italdesign, no design do carro. Seu modelo só ganhou o mercado em 1981 e permaneceu ativo até 1983, quando a empresa encerrou sua produção.
Do futuro para o passado
Seu sucesso se deu por aparecer no filme de estreia em 1985, De Volta para o Futuro, que foi transformado em uma máquina do tempo, levando Martin McFly, de volta ao passado, na busca de alterar a história de sua família, após Doc Brown ser morto por Líbios durante os testes de viagem no tempo.
Rapidamente o carro ficou conhecido novamente e os fãs enlouqueceram pelo modelo. Com poucas unidades fabricadas e com o custo cada vez mais elevado para sua aquisição, ter um na garagem o torna um mito. No Brasil são poucos modelos rodando, mas uma legião de fãs que o acompanham.
Descobrimos em Minas Gerais, na cidade de São Sepé, um desses fãs que transformou um Passat no famoso carro do filme e desfila pela cidade e participando de eventos com o modelo. Não conseguimos falar com o proprietário, mas conseguimos algumas imagens do modelo e sua transformação.
Entre algumas coisas que encontramos, achamos essa notícia, que dão conta de uma filmagem do episódio 4 da saga de De Volta para o Futuro, sendo feita na cidade. De qualquer maneira, o brasileiro é um apaixonado inventivo, pois transformar um carro comum em um modelo igual ao filme, precisa ser estudado tanto no presente quanto no futuro.
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos