Mach 5 o carro dos sonhos dos amantes de carros
25 de setembro de 2019Se você tem mais de 40 anos e nunca viu Speed Racer, com certeza não deve ter tido TV em casa. Sucesso nos anos 1970 e 1980 no Brasil, Speed Racer era um piloto de corridas que fazia suas aventuras a bordo do Mach 5.
Na década de 1970 durante as tardes era comum assistirmos televisão com desenhos animados e entre eles estava Speed Racer, um jovem piloto que a bordo do seu Mach 5, participava de diversas aventuras, com a família e sua namorada Trixie, Gorducho, seu irmão mais novo e Zeqinha, um chipanzé super atrapalhado que deixava a série de TV ainda mais animada.
Originalmente criada na TV Japonesa, como Mach Go Go Go, baseada na série de mangás (quadrinhos japoneses) em 1960, criado por Tatsuo Yoshida e retratava corrida de automóveis. A série ganhou o nome de Speed Racer, nome dado ao protagonista de 18 anos, um exímio piloto de corridas, quando passou a ser exibida pela TV americana, mudando o nome original do personagem, que se chamava Go Mifune.
O desenho rapidamente fez grande sucesso e a marca registrda era a trilha de abertura, que retrata partes da série, com imagens da “equipe acrobática” e o famoso carro “Mamute”, um caminhão gigantesco, que perseguiu o Mach 5, em vários episódios na TV.
Além de Speed Racer e sua família, a série também apresenta um personagem sombrio, mas que sempre aparece quando Speed Racer está em apuros e precisando de ajuda, Rex, ou Racer X (Corredor X no Brasil). Rex na verdade era seu irmão mais velho, que fugiu de casa, após destruir um dos carros de corrida, desenvolvido pelo pai, Pops Racer, dono da equipe e principal mecânico. A partir daí, a trama se desenvolve com aparições esporádicas do corredor X na série.
A série contou com 52 episódios e estreou na TV brasileira por meio da TV Globo, que transmitia a séria as 16h30 da tarde, ficando na esmissora até 1971, onde chegou a ser apresentado no programa do Capitão Furação. Em 1975 passou a ser exibido pela extinta TV Tupi e ficou na sua grade de programação até 1979 e fazia parte do programa do Capitão Aza.
Após essa fase, ficou fora da TV até 1981, quando voltou a ser exibido pela TV Record, mas ficou poucos meses no ar, só voltando a ser exibido em 1994, pela MTV Brasil, que passou a usar as instalações da TV Tupi e em 1996, passou a fazer parte da Cartoon Network, já com a dublagem refeita, pois a original havia sido perdida em um incêndio na TV Record.
Em 2008, já em pleno século XXI, o famoso seriado ganhou uma versão live action (atores reais), onde um modelo do Mach 5, foi montado para faze o filme, mas logo subistituído, por outro modelo mais moderno, mas que ainda contava com todas as traquitanas do modelo original.
Esse carro permeia a mente de diversos apaixonados por carro e essa semana, nos grupos das redes sociais, passaram a circular imagens de um modelo real do Mach 5, causando alvoroço entre fãs e apaixonados por carro.
De fato no início dos anos 200 um modelo construído por um apaixonado pelo personagem chegou a ir a leilão nos Estados Unidos, mas não sabemos se chegou a ser arrematado, porém o nível de detalhes do modelo é tão grande, que este conta com as famosas cerras circulares, que saem na parte da frente do carro, cortando árvores e qualquer obstáculos nas suas aventuras.
Se você é um apaixonado por carro e não sabe quem é Speed Racer, acompanhe nossos textos, vamos contar mais sobre esse ícone dos carros de corrida.
Abaixo algumas imagens que circularam essa semana pelos grupos nas redes sociais.
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
Sensacional , como amava esse desenho
Foi um desenho marcante nas nossas infâncias.
Obrigado por curtir. Compartilhe com os amigos