Ala 5 da Volks virou museu?
29 de novembro de 2019A ala onde a Volks desenvolveu alguns de seus modelos, abre as portas para comemorar os 60 anos do setor na Fábrica da Via Anchieta.
Os grandes sucessos da Volkswagen Brasil, de certa forma, saíram da Ala 5 da fábrica em São Bernardo do Campo, localizada na via Anchieta. E no dia 28/11, abriu as portas para uma pequena mostra de alguns de seus modelos.
A abertura foi feita pelo curador da mostra, José Loureiro, chefe de engenharia da empresa, que ficou responsável pela apresentação dos carros no dia de ontem.
Os grandes carros a mostra
Ele disse a reportagem do UOL, que a Volks pensa em abrir um museu, nos moldes do museu da empresa em Wolfsburg, mas esse processo ainda está no início.
Entre os modelos apresentados estão um Passat GTS Pointer, ano 1989, último da linha de montagem, que foi direto para o setor e ficou guardado para esse fim.
Há também a última Kombi fabricada na montadora, que após sua fabricação, teve a linha de produção finalizada. Essa linha de montagem, era a última da VW no mundo, com 60% dos processos, ainda sendo feitos manualmente.
Foto: Foto: Fábio Tito/G1
Um Gol curtinho
Entre os carros apresentados, foi possível encontrar um modelo do Gol BY, projeto feito pela VW, em meados dos anos 1980, para rivalizar com o Undo da Fiat.
Imagem: Marcos Camargo/UOL.
Esse modelo foi desenvolvido para baixar custos, rivalizando com preço com o modelo da Fiat, mas durante o desenvolvimento, o valor ficou próximo ao do Gol CL.
Isso desmotivou a VW, encerrando o projeto, mas o modelo pode ser visto na mostra da Ala 5. Ele conta com uma traseira menor e a linha do porta malas, quase na vertical.
Imagem: Marcos Camargo/UOL. Imagem: Marcos Camargo/UOL.
O exército queria um volkswagen
Há também um protótipo de modelo militar, desenvolvido a partir da plataforma da Kombi, semelhante ao modelo já feito também pela Gurgel, mas que não foi adiante com o Exército Brasileiro.
Foto: Imagem: Marcos Camargo/UOL.
A abertura da Ala 5 foi feita apenas para veículos da impressa especializada e clubes de colecionadores, uma pena, pois, há muitos fãs da marca que gostariam de participar.
Mas como esse evento foi uma prévia, há planos de que a Volkswagen leve mesmo adiante o projeto do museu, que hoje conta com 50 veículos para exposição.
Foto: Imagem da internet
Mas ela também conta com cerca de mais 50 modelos, que estão em processo de restauração, dentro da fábrica, que poderão ser expostos futuramente.
Cabe a nós agora esperar e torcer mesmo pela a abertura do museu, para admirarmos ainda mais a história da industria automobilística nacional.
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.